terça-feira, março 05, 2019

Ruínas romanas de Milreu - Estói

Em 2018 tive o privilégio de visitar a Villa Romana de Estói, deixo-vos aqui algo que vos pode aguçar o desejo de realizarem uma visita ao campo arqueológico que desenterrou para a luz do dia a história  do império romano no nosso país.
A Villa Romana de Milreu, em Estói, fica a 8 km de Faro, revela uma ocupação contínua desde o século I até ao século XI. O conhecimento da investigação arqueológica e histórica revela-nos que terá sido habitada por famílias de elevado estatuto e social e politico, onde eram proporcionadas as necessidades não só de um quotidiano rural, mas também de uma vida lúdica e cultural.   

Ainda hoje conservado está também um edifício religioso ricamente decorado, erguido no século IV.
A riqueza desta villa rústica está patente no importante volume de achados arqueológicos, como mosaicos de temática predominantemente marinha, revestimentos marmóreos e cerâmicos diversos, estuques pintados e escultura decorativa.

A arqueologia deixou a descoberto inúmeras ruínas dos muitos edifícios que compossessor a Villa Romana de Milreu.
Vemos ao fundo o edifício de culto, onde a matriz são os peixes e por complemento o mar com toda a sua vida.

Existe também um edifício de construção recente que na actualidade foi desventrado e nos mostra arqueológicamente a existência de como era a habitação residencial da Villa Romana.
Seguem-se algumas imagens do seu interior.
No zona de exploração arqueológica são inúmeras as ruínas com os seus mosaicos com imagens de peixes, como o deste tanque presumivelmente de banhos.
Com as suas caldeiras para banhos quentes.

Por último dar a informação de que na entrada do edifício de apoio existe uma informação temática sobre a villa romana.
Uma visita recomendada em qualquer altura do ano.
Fiquem bem.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial